Importância do líder para as organizações

Artigos - Thot Produções

espacos-confinados-capacitar-ou-orientar-o-trabalhador

Autor: Patrícia Helena Borges Nery | Publicado em 09/05/2017

A nossa maneira de viver mudou profundamente nos últimos anos, e sofremos mudanças em todos os níveis das nossas vidas. Estamos saindo de uma sociedade industrializada e começando uma sociedade do conhecimento, em rede, do individuo conectado, isto graças à tecnologia, internet. Isto fez mudar, nossos hábitos, comportamentos, relações e conseqüentemente nos nossos trabalhos.

Saímos de uma cultura onde empresa era vista como uma engrenagem, isolada, sem vida, onde o empregado era uma peça dessa engrenagem seguindo ordens, para uma sociedade do conhecimento onde a empresa é vista como um ser vivo sensível, critico interativo que troca idéias e geram soluções.

Hoje para que uma organização se desenvolva e conquiste espaço no mercado é preciso sim ter a participação de seus funcionários. Pois são através das pessoas que surgem idéias, sugestões, capacidade de lidar com o imprevisto, melhorias e críticas para que se desenvolva um trabalho de qualidade, esses funcionários, hoje denominados de colaboradores são a alma do negócio. Assim, tornou-se indispensável investir, capacitar, desenvolver essas pessoas que fazem parte da sua organização.

Nesse novo modelo de gestão onde as pessoas estão em destaque o papel da liderança se tornou fundamental para as organizações. Liderança é uma atitude que requer múltiplas habilidades para ser exercida com competência e não apenas exercer a autoridade. Liderar é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. E uma habilidade, é uma capacidade adquirida, ou seja, pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas, mas requer uma enorme doação pessoal.

Os lideres são fundamentais para as organizações, pois atuam junto aos colaboradores no dia a dia da organização, proporcionando nesse ambiente:

  • Superação de expectativas – sua energia leva os seus colaboradores a ter disposição e expertise para ter um desempenho acima da média;
  • Dão exemplo – é admirado e imitado;
  • Realizam – tem conhecimento e uma visão ampla levando a agir preventivamente sabendo o que tem que ser feito;
  •  Conhece as pessoas com quem trabalha no âmbito pessoal e as suas competências sabendo dialogar e esclarecer dificuldades que possam estar atrapalhando o desempenho;
  •  Dirigem os trabalhos – conhecendo os membros da sua equipe ele alinha a competências com os objetivos estratégicos da organização;
  •  Líder coach – desenvolve através de técnicas a liderança dos membros da sua equipe.

 

Contribuição: moebiusgestao@gmail.com / (64) 99675 2054

 

Comentários